
Administração da produção e operações (APO)
É a admistração do sistema de produção de uma organização, que transforma os insumos nos produtos e serviços da organização.
Um sistema de produção transforma insumos -matérias-primas, pessoal, máquinas, prédios, tecnologia, dinheiro, informação e outros recursos -em saídas -produtos e serviços. Esse processo de transformação é o coração daquilo que chamamos produção, e é a atividade predominante de um sistema de produção. Uma vez que os gerentes na APO aos quais chamaremos simplesmente gerentes de operações, administram o sistema de produção. sua principal preocupação reside nas atividades do processo de transfomlação ou produção.
Gerentes na função de marketing são responsáveis por criar demanda para os produtos e serviços de uma organização. Gerentes na função de finanças são responsáveis por atingir os objetivos financeiros da firma, Os negócios não podem obter sucesso sem produção, marketing ou finanças. Sem produção, nenhum produto ou serviço poderia ser produzido; sem marketing, nenhum produto ou serviço poderia ser vendido; e sem finanças o resultado certamente seria fracasso financeiro. Embora produção, marketing e finanças atuem independentemente para atingir suas metas funcionais individuais, eles trabalham em conjunto para realizar as metas da organização. A realização das metas organizacionais de lucratividade, sobrevivência e crescimento num clima empresarial dinâmico exige um trabalho em equipe cooperativo entre essas funções comerciais primárias. Embora os gerentes de produção, marketing e finanças tenham muito em comum, suas decisões podem ser diferentes. São muitas as oportunidades de carreira no campo da administração da produção e operações, Esses postos podem levar a empregos de nível médio na carreira, como, por exemplo, gerente de manufatura, gerente de operações, gerente de instalações, gerente de fábrica, gerente de controle da produção, gerente de estoques, gerente de análise da produção e gerente de controle da qualidade, ou a postos executivos, como, por exemplo, vice-presidente de manufatura, vice-presidente de administração de materiais. vice-presidente de operações e até mesmo presidente ou diretor de operações. Grandes corporações como Wal-Mart, Motorola, Eastman Kodak, General Foods, NationsBank, Johnson & Johnson, Texaco, Trane, Ford, General Electric e Procter & Gamble, e muitas empresas menores estão batendo à porta de faculdades e universidades para contratar pessoas criativas para abrirem caminho na carreira em operações de manufatura e serviços.
Por que você seguiria uma carreira na administração de operações? Tenho perguntado a muitos gerentes de operações o que eles apreciam em seus trabalhos, e suas respostas são interessantes. A resposta de um gerente de operações da Motorola foi especialmente ilustrativa:
Em meu emprego, estou fazendo o trabalho principal dos negócios -fabricar produtos para os clientes. Estar envolvido no processo de produzir produtos e serviços é algo palpável que eu posso agarrar e entender. Todo dia é interessante porque há essa variedade de coisas para eu fazer, desde resolver problemas relacionados à qualidade até instalar uma nova máquina robótica. E há muitas oportunidades para lidar com pessoas, desde fornecedores até nosso pessoal e clientes. Depois de estar aqui, acho que eu não conseguiria enfrentar um trabalho que lidasse somente com coisas intangíveis, como débitos e créditos.
Um trabalho interessante e desafiador, oportunidades de progresso na empresa e altos salários são as principais razões apresentadas pelos gerentes de operações para gostarem de seus trabalhos.