CONFIABILIDADE
Confiabilidade é fazer as coisas a tempo para os consumidores receberem seus produtos/serviços de acordo com o prometido. Consiste em atender as expectativas de uso de um equipamento ou processo. Seus principais indicadores são: nível de atraso dos pedidos, tempo médio entre falhas e disponibilidade de equipamentos. A confiabilidade pode significar: agendamento de serviços; entregas no tempo previsto; reposição de estoque no tempo certo e etc. Para os consumidores externos, a confiabilidade só pode ser julgada após o produto ou serviço ser entregue, para a partir daí se estabelecer um grau de confiança. Já no âmbito interno a confiabilidade é caracterizada pelo julgamento de desempenho uns dos outros, analisando o nível de confiança entre as operações de entrega feitas com pontualidade. As operações internas também economizam tempo de serviços a serem executados; economiza de dinheiro no que se refere a custos extras com produtos para ser entregues rapidamente e proporciona estabilidade, pois o serviço com a devida qualidade ao longo do tempo se torna mais previsível.
Vantagens da confiabilidade:
• Economia de tempo: aumentar a confiabilidade implica em redução de erros e, consequentemente, o tempo gasto na reprogramação de serviços ao cliente;
• Economia de dinheiro: a ineficácia no uso do tempo se transforma em custo operacional extra. A reprogramação da produção força a alocação de mão-de-obra, equipamentos e peças para corrigir problemas devido à baixa confiabilidade. Logo, aumentando a confiabilidade, reduzimos custos.
• Geração de estabilidade: se todas as partes que compõem uma operação for confiável não haverá surpresas no processo e teremos alto grau de previsibilidade. A isto damos o nome de estabilidade.
Exemplos
- Uma empresa que entrega matérias-primas sempre dentro do prazo acordado;
- Uma companhia de ônibus que cumpre os horários estabelecidos;
- Um carro que sempre dura o prazo definido no manual sem problemas mecânicos inesperados;
- Na Fórmula 1 a confiabilidade é importantíssima, de nada adianta um carro liderar várias voltas se não for capaz de ganhar corridas.
