top of page

QUALIDADE

 

Qualidade é um termo de origem latina (qualitate) e que vem sendo utilizado no ambiente organizacional e no mercado para designar um conjunto de atributos que se refere ao atendimento das necessidades dos clientes e ao padrão de produtos e serviços disponibilizados pelas organizações. O objetivo qualidade significa “fazer certas as coisas”, ou seja, não cometer erros e realizar uma produção bem sucedida, com isso essa característica proporciona uma vantagem de qualidade para a empresa. No entanto, o que a produção precisa fazer certo irá variar de acordo com o tipo de operação da organização. Um exemplo que pode ser mais abrangente é o fato de os funcionários serem corteses amigáveis e solícitos com os clientes; sempre mantê-los informados do que está sendo feito e a garantia do produto e/ ou serviço que está sendo oferecido. Outro ponto importante que o objetivo qualidade desempenha é o de envolver o aspecto externo que lida com a satisfação do consumidor e também o aspecto interno que lida com a estabilidade e a eficiência da organização, através da redução de custos e do aumento da confiabilidade por parte dos consumidores. Qualidade é, portanto, função dos atributos percebidos pelo individuo:

 

 

 

Onde : a1 ,a2,... an =atributos do produto/serviço.

 

Atributos da qualidade:

 

a) O MORAL denota o estado de espírito do trabalhador, considera-se que o colaborador deve estar inserido em um clima de motivação e boa vontade. O moral é o elemento mais importante de uma organização, já que se configura como o alicerce para que os outros elementos possam existir.

 

b) QUALIDADE INTRÍNSECA refere-se à qualidade dos produtos e serviços da organização. Nas tecnologias os produtos devem estar de acordo com as especificações previstas e dentro dos parâmetros prometidos. Qualidade intrínseca diz respeito às características inerentes às tecnologias e produtos e/ou serviços prometidos aos clientes que os solicitam.

 

c) ENTREGA. Os clientes esperam que o produto seja entregue na hora certa, no local certo e na quantidade certa.

 

d) CUSTO. As tecnologias devem propiciar ao cliente o maior custo-benefício possível.

 

e) SEGURANÇA. Esse elemento deve ser entendido tanto como segurança interna, no processo produtivo, como segurança externa, traduzida como a garantia de segurança aos usuários das tecnologias, produtos e serviços.

 

A organização somente garantirá sua sobrevivência se aplicar os cinco atributos da qualidade abaixo.

 

 

Abaixo algumas vantagens da qualidade:

 

• Reduz custos: evita erro e consequentemente menor será o tempo dispendido em sua correção;

 

• Aumenta a confiabilidade

 

bottom of page